Aplicação do método padovan
Utiliza-se o Método Padovan® de Reorganização Neurofuncional para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas, ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo qualquer, não tenha tido a oportunidade de se manifestar. É um Método que pode ser aplicado como:
REABILITAÇÃO
Nos vários casos patológicos do Sistema Nervoso, além Ade casos em que o indivíduo não esteja alcançando seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou de atraso do desenvolvimento neuro-psicomotor.
PREVENÇÃO/MANUTENÇÃO
De todas as funções. Melhorar o desempenho motor e cognitivo, por exemplo, memória, criatividade e prática esportiva. É excelente também em geriatria, quando o indivíduo vai perdendo as suas competências.
O Método Padovan® de Reorganização Neurofuncional é indicado para todas as idades nos seguintes casos:
DISTÚRBIOS MOTORES
- Paralisia Cerebral (PC)
- Descoordenação Motora Global e Fina
- Dispraxias
- Acidente Vascular Encefálico (AVE)
- Etc.
DISTÚRBIOS DE FALA E LINGUAGEM
- Distúrbios Articulatórios em Geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gagueira e etc.)
- Distúrbios de Aprendizagem: Déficit de atenção e concentração, dislexia, discalculia e disgrafia.
- Motricidade Oral: Respirador bucal ou oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade para deglutir ) e maus hábitos orais.
DISTÚRBIOS NEURO-MOTORES E SÍNDROMES
- Doenças degenerativas do Sistema Nervoso
- Parkinson
- Alzheimer
- Demências
- Síndrome de Down
- Síndrome do Pânico
DISTÚRBIOS NEUROPSIQUIÁTRICOS
- Autismo
- Hiperatividade
- Depressão crônica